domingo, 12 de setembro de 2010

LOS 33 - Fama será próximo desafio

.

APÓS RESGATE

Foto da matéria

Clique para Ampliar

Equipe de resgate trabalha na perfuração de túnel para retirar de mina os 33 mineiros soterrados há mais de um mês
REUTERS

12/9/2010

Copiapó. Outrora completamente isolados do mundo exterior, 33 trabalhadores retidos há mais de um mês a 700 metros de profundidade numa mina no deserto chileno terão de lidar com um novo desafio quando voltarem à superfície: a fama.

O dramático resgate dos mineiros mantém os chilenos grudados na televisão, e os 33 se tornaram celebridades desde o acidente na mina San José e, principalmente, desde que enviaram sinal de vida.

Eles agora são conhecidos como "Los 33". Já receberam ofertas de empregos, rosários abençoados pelo papa e mensagens de apoio de ídolos da Copa.

Duas galerias estão sendo escavadas para tirá-los de lá, mas isso vai levar meses. Os médicos se esforçam para manter os mineiros mentalmente sãos, dividindo um espaço do tamanho de um apartamento.

"Quando esses mineiros saírem, haverá muita pressão sobre eles por parte da sociedade, da mídia, de outros que querem parte do tempo deles", disse Michael Duncan, médico-chefe-adjunto da Nasa, que assessora as equipes de resgate sobre os efeitos do isolamento prolongado em espaço confinados, como nas viagens espaciais.

A fama já se tornou uma faca de dois gumes para alguns dos parentes na superfície, que se tornaram conhecidos com a cobertura jornalística em tempo integral. Irmãs brigaram publicamente para ficar mais sob os holofotes, e outros acusam parentes de estarem lucrando à custa da tragédia, ao receberem dinheiro para irem a programas de televisão.

Maria Segovia, que ganha a vida vendendo tortas, parece estar gostando da fama. "Sou reconhecida em todo lugar, até quando estou vendendo torta de carne no mercado", disse Segovia, apelidada de "prefeita" do Acampamento Esperança, onde os parentes acompanham o trabalho de resgate.

Filme

Os 33 mineiros estão tão populares no Chile que a história deles vai virar filme, que já tem título ("Los 33") e cartaz provisório, segundo contou seu diretor, o chileno Rodrigo Ortúzar.

"É uma grande história para se contar", comentou Ortúzar sobre o desafio de levar às telas a história dos mineiros presos desde 5 de agosto passado. "Minha ideia é fazer uma história que esteja focada no soterramento, e, ao mesmo tempo, no renascimento dos mineiros quando eles voltarem à superfície", explicou.

Apesar de o resgate estar em pleno desenvolvimento e ainda não haver certeza sobre a data que o filme será completado, a obra já tem um pôster que mostra um mineiro caminhando dentro de um túnel escuro, onde, no fim, se vê uma luz. O cineasta está registrando imagens das operações de resgate em pleno deserto de Atacama.

Ele também explica que o título vai ser "Los 33" porque, além de ser a quantidade de mineiros presos, trata-se de um número cabalístico, já que eram 33 os caracteres da mensagem que emergiu das profundidades da mina para alertar que os 33 homens estavam vivos. O filme também terá a duração de uma hora e 33 minutos.

Três máquinas perfuradoras - duas delas já em operação - trabalharão em três planos independentes para chegar até os mineiros, conhecidos como "plano A", "B" e "C". A estimativa das autoridades chilenas é que os mineiros serão resgatados antes do Natal.

De acordo com o engenheiro René Aguilar, a segunda perfuradora usada no resgate superou os 100 metros de penetração, apenas dois dias depois de começar a cavar. O túnel cavado chegou a123 metros.

Nenhum comentário: