domingo, 15 de agosto de 2010

Memorização e Audição

As pessoas compram uma ideia, serviço, produto ou atitude
pelo que elas ouvem e não pelo que você fala. Site Você S. A. – Mussarela


Ter, 06 de Julho de 2010 10:10

Já encontrei analfabetos com uma capacidade de raciocínio clara e uma excelente habilidade de argumentação. Por outro lado, também já me deparei com pessoas alfabetizadas com enormes dificuldades para articular um simples pensamento embora fisicamente normal.

O que houve com estas duas classes de pessoas? Embora talvez existam outras razões subjetivas percebi entre elas uma diferença básica: capacidade para ouvir.

Nós passamos, em média, de 30 a 55% de nosso tempo ouvindo. Mas, dois meses após, se nada for feito, só lembraremos de 25% do que ouvimos. Aí entra a memorização. Ao contrário de apenas escutar, ouvir para memorizar requer uma busca ativa do significado do que está sendo dito.

Do meu ponto de vista nossa maior dificuldade para ouvir está ligada a pessoa que nos fala. Isto porque somos preconceituosos. Já pensamos: Quem é esse fulano para falar uma coisa dessas? Ou: Quem ele pensa que é?

o entanto, se queremos mudar, nos aperfeiçoar e até progredir financeiramente precisamos ouvir. Inclusive as opiniões contrárias às nossas.

Uma boa dica para você ouvir e memorizar é anotar. Dante Alighieri disse: "Quem faz anotações ouve bem."

Então, tome por hábito, anotar em palestras, aulas e sempre que ouvir qualquer coisa que queira memorizar. Depois disso, leia as suas anotações e procure lembrar do assunto ouvido. Faça isso jás nas próximas 24 horas, depois em sete dias, 15 dias e depois de 30 em 30 dias durante seis meses. Memorizará para sempre o que ouviu.

fonte: http://www.memorizetudo.com.br/memorizacao/68-memorizacao-audicao.html

Nenhum comentário: