quinta-feira, 3 de junho de 2010

. VÃO ANIQUILAR O CÃO!

.

Leia mais acessando AQUI (palavras Preciosas)

.

Por Airton Soares

Certa feita, preenchia um documento - solicitação de empréstimo - quando me deparei com um quesito sem sentido, pra época: Casado? Quantos filhos? Não constava no impresso o tradicional SIM e NÃO...somente o espaço. Perguntei à moça recepcionista, como proceder. Escreva nirril – respondeu-me. Tive dúvida na escrita, mas fiquei com vergonha de fazer nova pergunta, e sapequei esta palavra que vocês acabam de ler.

Ao término da manual e minuciosa conferência, a senhorita olha... sorri (na certa não leu e, se leu, também não sabia escrever nirril ) e... “seu cadastro foi aprovado com sucesso!” Não, não disse com esta frase moderna que se lê na internet. Apenas um olhar de aquiescência.

Tempos depois, mais precisamente quanto tomei gosto no escarafunchar de palavras, é que aprendi que {nirril } é uma palavra latina significando “nada” e que se escreve assim: NIHIL, de preferência com letras maiúsculas.

Hoje, consultando a origem do vocábulo aniquilar, tive mais um contato – espantei-me! – com a bendita expressão NIHIL.

ANIQUILAR veio do latim tardio anNIHILare significando reduzir a nada; nulificar, anular, destruir, matar, exterminar, deprimir.

Daí foi um pulo para compreender melhor a Doutrina filosófica niilismo (nihil +ismo), segundo a qual, não existe nada de absoluto.

Não paguei o empréstimo. Meu nome foi pro SPC. Quase me lasco, aniquilo... financeiramente! Ainda sentindo na pele e na palavra esta situação vexatória, quando vou ao Centro da Cidade e, que de longe, avisto os entregadores de “mosquito” oferecendo empréstimo, vou logo falando em pensamento alto: Vão aniquilar o cão!

Nihil mais a declarar!

2 comentários:

gorettiguerreira disse...

Olá meu querido mestre!
Nirril que nada. Tudo pra vós que tens um coração trincando de emoção e inspiração grande Filósofo galante.
Airton, nem fales de minha poesia para meu mano Alque. Melhor assim. No silêncio de minha apartheid solidão de família, eu rabisco e rabisco mais e até que essa ânsia por afeto seja abastecida por minhas emoções aqui postadas em tudo que escrevo. Deixe-me essa noite fazer de seu Cultural e honrado cantinho, o meu Divã.
Obrigada querido coração.
Querido você... Saudações.
Beijos da sempre "Guerreira".

gorettiguerreira disse...

Bom dia em eterna sintonia... ou sinfonia???
Ontem eu dizia da dor e hoje falo do amor e de amigos morangos em sabor.
Quando leio seus artigos e percebo que nem ao menos pontuar eu consigo Airton; fico encabulada que voc~e leia meus textos. Confesso ter além de erros um peito rasfado que partilha onde brotam dizeres insanos de um mundo poético de cores.
Amo tanto dizer que "amo" escrevendo assim e largada aqui do meu jeito.
Não dividas minhas confidências de destemperos das mentes inquietas poeta. Mas, entendo que a ti eu eu confio e falo do inverso(queixas)
Apagues ao ler poeta cheirando a minha terra Natal. Grave apenas nos mosaicos dos corações sensíveis. Eles entendem e memorizam ñ é?
Querido Você... Saudações!
Beijos da guerreira