sábado, 29 de maio de 2010

Ator Dennis Hopper morre aos 74 anos

.

Texto e foto: último segundo

.

Conhecido por dirigir e atuar em Sem Destino, Hopper morreu de complicações de um câncer de próstata

.

Foto: © AP

O ator Dennis Hopper

O ator Dennis Hopper, famoso por dirigir e atuar no clássico do cinema Sem Destino, de 1969, morreu às 8h15 deste sábado (12h15 em Brasília) em decorrência de um câncer de próstata. De acordo com informações do site norte-americano MSNBC, ele estava ao lado de familiares e de amigos em sua casa em Venice, na Califórnia.

Hopper atuou em mais de 100 filmes ao longo dos 56 anos da carreira e recebeu duas indicações para o Oscar, o prêmio mais importante do cinema. A primeira indicação veio como co-autor de Sem Destino, em 1969. A segunda indicação só viria 17 anos depois, no papel de técnico alcoólatra de um time de basquete num drama chamado Momentos Decisivos.

Considerado um dos maiores filmes do cinema norte-americano, Sem Destino ajudou a fazer emergir uma nova era em Hollywood, na qual a velha guarda foi forçada a ceder poder para cineastas jovens, como Francis Ford Coppola e Martin Scorsese.

O filme, um sucesso de bilheteria feito com baixo orçamento, originalmente concebido por Fonda, levou para o grande público do cinema temas como tráfico de cocaína, consumo de maconha e ciclistas cabeludos.

"Nós olhávamos para toda a década dos 60 e ninguém havia feito um filme com alguém fumando maconha sem sair por aí e matar um punhado de enfermeiras", disse Hopper ao semanário Entertainment Weekly, em 2005. "Eu queria que Sem Destino fosse uma cápsula do tempo sobre aquele período."

Hopper e Fonda atuaram ao lado de Jack Nicholson, então um desconhecido, que fazia o papel de um advogado alcoólatra. Mas não foi uma convivência harmoniosa. Hopper brigava violentamente com todo mundo e, mais tarde, Fonda o descreveria como "um excêntrico um pouco fascista". A amizade se acabou.

A lista de papéis importantes na carreira de Hopper é extensa. Ele atuou ao lado de seu mentor, James Dean, em Rebelde Sem Causa e Assim Caminha a Humanidade, nos anos 1950. E estrelou personagens maníacos em filmes como Apocalypse Now, Veludo Azul e Velocidade Máxima. Quando não estava atuando, Hopper gostava de pintar e fazer esculturas.

Nascido em Dodge City, no Kansas, Hopper deixou a cidade aos 18 anos para tentar a sorte em Hollywood. “Tudo o que aprendi, aprendi aqui”, disse o ator. “Hollywood é a minha casa e a minha escola”.

Na realidade, a vida privada de Hopper nunca foi monótona. Seus casamentos incluem uma união de apenas oito dias, em 1970, com Michelle Phillips, do conjunto The Mamas and Papas, que mais tarde diria à revista Vanity Fair ter sido submetida a um tratamento "excruciante".

Em setembro de 2009, Hopper foi levado às pressas para o hospital nos Estados Unidos em consequência da doença. Desde março deste ano, Hooper é um dos homenageados na Calçada da Fama de Hollywood. Em janeiro, ele pediu divórcio de sua quinta mulher, Victoria Hopper.

Com informações da agência Reu

Nenhum comentário: