quinta-feira, 8 de abril de 2010

HOMEM-LIVRO


 Texto e foto: Jornal OPovo, 5/04/2010

Palestras

Reriutaba recebe o ``homem-livro``

Evando dos Santos aprendeu a ler sozinho e já ajudou a montar 46 bibliotecas pelo País. Ele, que é conhecido como ``homem-livro``, desembarcou no Ceará para uma série de atividades de estímulo à leitura. Hoje ele inicia palestras em Reriutaba
Pedreiro Evandro dos Santos usa roupa feita com capa de livros(Foto: GEORGIA SANTIAGO)

"Você conhece a história do padre Perereca?". Esta pergunta foi feita por um pedreiro sergipano que pouco pisou na escola e aprendeu a ler por conta própria. Hoje, roda o País ministrando palestras e coordena uma biblioteca comunitária no Rio de Janeiro. O acervo conta com mais de 15 mil títulos. Tudo fruto de doações.

Evando dos Santos é apenas o nome de batismo. Ele é conhecido mesmo como ``homem-livro``. E não por acaso. Desde os 15, quando aprendeu a ler com a ajuda do pastor de uma igreja evangélica carioca, nutre uma verdadeira adoração à literatura.

Até fantasia para o personagem existe. A roupa, claro, é confeccionada de capas de livros. ``Sempre vou ser pedreiro. Até morrer. Mas amei o livro antes mesmo de conhecê-lo. Tinha 300 cordéis sem nem saber ler``, lembra. A partir de hoje, o autodidata ministra uma série de palestra no município de Reriutaba, a 290 quilômetros de Fortaleza. Fala a professores e estudantes da rede pública sobre ``O livro e a leitura na vida do cidadão``. À cidade, ele já doou 7.190 volumes para a composição de dua bibliotecas.A primeira na comunidade Riacho das Flores e a segunda na Escola Manoel Rodrigues, no distrito de Amanaira. Evandro foi enviado ao município por meio de um grupo de reriutabenses que mora no Rio. Entre eles, o pastor Francisco das Chagas Ribeiro.

É a primeira vez dele no Ceará. Por conta disso, aproveita para promover o que chama de arrastão literário. Será o sétimo da ``carreira``. No Nordeste, o terceiro. Outros dois aconteceram na Bahia e em Sergipe. O Rio de Janeiro sediou quatro. Aqui, o palco será a avenida Beira Mar. E justamente durante a IX Bienal Internacional do Livro, que ocorre entre os dias 9 e 18 de abril, no Centro de Convenções.

A ideia é percorrer o calçadão e abordar quem passa por lá para falar da importância do livro. A trilha sonora também vem da ``terrinha``. A música ``Mucuripe``, do cantor e compositor cearense Raimundo Fagner, dará o tom da atividade.

Enquanto a canção é entoada, 500 exemplares do manual do trabalhador e 3.000 jornais com a história de Reriutaba serão distribuídos no arrastão. Já na palestra, dez cópias da Constituição Federal, dez do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dez da Declaração Universal dos Direitos Humanos serão cedidas às famílias. ``Se a gente mudar a história de uma só pessoa com isso, valeu a pena todo o esforço, porque ela vai fazer a diferença no lugar onde vive``, pontua. (Bruno de Castro)

E-MAIS

CURIOSIDADE E LIVROS
> Aos curiosos: Luiz Gonçalves dos Santos era conhecido como padre Perereca por conta da sua estatura baixa, olhos esbugalhados e corpo franzino. Viveu no Rio de Janeiro, na época do Brasil Imperial e lutava pela independência do País. Estudou retórica, poética, geografia, filosofia, grego e latim, e escreveu várias obras com discursos religiosos e políticos. Sua obra mais importante chama-se ``Memória para servir à história do Reino do Brasil``.

> Enquanto o brasileiro lê 1,8 livro/ ano, os americanos leem, em média, 11. Na França, esse índice é de sete. Na Colômbia, de 2,4/ano por habitante.
Não são consideradas obras didáticas e pedagógicas. Quando elas são citadas, a média anual brasileira sobe para 4,7 livros por habitante.

> O Brasil tem 77 milhões de não leitores e 95 milhões de leitores.
- Quem foi Tobias Barreto de Menezes: filósofo, poeta, crítico e jurista. Sergipano e negro, foi o primeiro escritor do País a escrever em alemão.

> Quem foi Tobias Barreto de Menezes: filósofo, poeta, crítico e jurista. Sergipano e negro, foi o primeiro escritor do País a escrever em alemão.

> Ao todo, o pedreiro autodidata doou 120 mil livros para a formação de 46 bibliotecas em todo o País.

Nenhum comentário: