sexta-feira, 23 de outubro de 2009

VIOLA

.

Quinta com Verso e Viola – 24ª Edição

“Quem viver, verá!”

Essa vai dar o que falar! O Clube da Viola traz os pernambucanos Ivanildo Vila Nova, a Águia do Improviso e Valdir Telles, o Menestrel do Pajeú, pela primeira vez para os palcos de Fortaleza. O tão esperado encontro entre esses dois gigantes do repente nordestino será dia 29, a partir das 20 horas, no teatro SESC Emiliano Queiroz, na 24ª etapa do Projeto Cultural Quinta com Verso e Viola.

Ivanildo Vila Nova

Natural de Caruaru/Pe, eleito o Cantador do Século XX e ainda hoje a maior referência na Arte do Improviso. Principal responsável pela transformação da Cantoria de Viola nas últimas décadas, trazendo-a para os grandes centros, buscando a valorização dos Poetas Cantadores, dando-lhes características profissionais e status de artistas. Vencedor de mais de 500 Festivais de Repentistas, vários discos gravados, “enfrentou” os maiores expoentes da Cantoria em mais de 40 anos de carreira, teve várias composições gravadas por astros da MPB, destaque para o emblemático “Nordeste Independente”, sucesso na voz da paraibana Elba Ramalho. Embora já tenha conquistado todos os troféus possíveis na Arte do Repente, também o reconhecimento do público e da crítica especializada, Vila Nova ainda é um incansável guerreiro de viola em punho, defendendo o seu Nordeste e a arte que o projetou para todo o país.

Valdir Telles

Pernambucano, de São José do Egito, no Vale do Pajeú, região conhecida como o Berço da Poesia, a Grécia dos Cantadores. Completou agora em 2009 trinta anos dedicados exclusivamente à viola, sendo um dos repentistas mais requisitados para cantorias e festivais, onde são inúmeras as suas vitórias. Foi um dos representantes do Nordeste na caravana de artistas brasileiros que visitou a França, Bélgica e Holanda. Gravou com os grandes astros da poesia cantada, lembramos alguns: Zé Cardoso, Sebastião da Silva, Ivanildo Vila Nova, Geraldo Amâncio, João Paraibano, Sebastião Dias, Raimundo Caetano, Fenelon Dantas, Louro Branco e Mocinha de Passira, além de um CD solo onde troca a viola pela sanfona e interpreta músicas populares nordestinas, demonstrando toda a sua versatilidade artística.

Não dá para perder! O encontro entre a Águia do Improviso e o Menestrel do Pajeú tem todos os ingredientes para fazerem desta uma das maiores Cantorias de todos em tempos em Fortaleza.

Separamos uma pequena amostra de um “Martelo Malcriado”, que é o estilo mais clássico do desafio nas cantorias, ocorrido entre os dois:

Valdir Telles é um dos violeiros

Que na gíria chamamos de pé-duro.

Sem valor, sem vergonha, sem futuro,

Detrator da moral dos companheiros.

Sua fé é mandinga dos terreiros,

Cabaré sempre foi a sua escola.

Impostor, xeleléu e cheira cola,

Inimigo das mães, terror dos pais.

Uma égua rinchando vale mais

Do que mil Valdir Teles com Viola.

Ivanildo cresceu se envolvendo

Com assuntos ligados à política.

Dos colegas menores já fez crítica,

Passou anos e anos ofendendo.

Ao invés de ajudar era batendo,

Como quem obedece ao satanás.

Ninguém quis enfrentá-lo eu vim atrás,

Confiando em Jesus eu acredito

Acabar de uma vez o falso mito

Que é só propaganda e nada mais.

Serviço:

Evento: Quinta com Verso e Viola – 24ª Edição

Convidados: Ivanildo Vila Nova e Valdir Telles

Local: Teatro SESC Emiliano Queiroz

Data: 29/10– 20 Horas

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) – R$ 5,00 (meia/idosos)

Organização: Clube da Viola

Informações: Orlando Queiroz: (85) 9998.0827 - 8856.2190 - violanordestina@yahoo.com.br

Apoio Cultural

APCEF-Saúde – O Convênio do Pessoal da Caixa Econômica Federal. Confira as vantagens de se associar ao APCEF-Saúde pelo site www.apcefsaudece.com.br ou pelos telefones (85) 3264.9500 – 3229.0797.

.

.

Nenhum comentário: