segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tô começando a gostar da gramática

LI POR AÍ SEGUNDA - 2009 01 12 - > 008<

Por Airton Soares


TÔ COMEÇANDO A GOSTAR DA GRAMÁTICA.
Tô que tô, mas - a princípio - tem de ser do meu jeito, caso contrário não aprendo. Quando digo do meu jeito é que preciso ficar só, de início.

NENHUMA AUTORIDADE POR PERTO
Nenhuma censura azucrinando meu juízo. Pra dá resultado assumo, rigorosamente, os quatro personagens do processo criativo.

PRIMEIRO VISTO
a pele do Explorador. Nesta fase, ajunto todo o material, todas as fontes de consulta. Em seguida, entra a figura do Artista. Ninguém por perto! Chega pra lá! Vote! Dá azar.

NO TERCEIRO MOMENTO
Agora sim, é que entra o personagem Juiz. Hora do escutar - a mim mesmo - querendo aprender. Hora do escutar humilde com o espírito desarmado. Nada impede – e devo – submeter e confrontar meu estudo às autoridades no assunto. A `juizada´ na vida real.

E O QUARTO PERSONAGEM?
É o guerreiro. Este pega o feixe criativo, bota debaixo do braço e sai por aí tranformando o aprendizado em concretude... inovação.

ASSIM TEM DADO CERTO
Muitos estudos na área do ensino-aprendizagem apontam que o importante não é o que o professor diz, mas sim o que o aluno vai fazer com esta informação. Desta maneira, o educador leva o discente à prática da autonomia. E se tenho autonomia, tenho iniciativa; se tenho iniciativa, tenho automotivação para enfrentar novos desafios.

DISSE ONÁRIO (Houaiss)
Que `tô´- uso informal – significa porco. Então, `tô tô´ = estou porco?!

POR FIM
Tin-Tin para o cronista Rubem Braga (12 de janeiro de 1913, em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo //19 de dezembro de 1990, Rio de Janeiro).

"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa: ' Eu sou lá de Cachoeiro... ' " - citado por Arnaldo Nogueira Jr em Releituras (fonte: Wikipédia).

Nenhum comentário: