sábado, 13 de setembro de 2008

SIGLA - ME

Por Airton Soares

Sigla era a letra inicial empregada como signo de abreviação nas inscrições e nos manuscritos antigos e que geralmente tinha conotação mística. Citemos como exemplo a “Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis, AMORC” - Fraternidade dedicada ao desenvolvimento das potencialidades do ser humano.

Mas o tempo foi passando... passando... e o homem resolveu espichar a sigla. Hoje dispomos nas prateleiras dos dicionários `bigla´, que é o vocábulo composto com as duas primeiras letras de cada palavra fundamental , e a `trigla´, vocábulo composto com as três primeiras... E, se não bastasse, acrônimo, monograma, siglônimo. Afinal, a língua é viva... muito viva!

Aqui no Brasil temos muitas siglas famosas. Uma delas, como todos sabem, é “FHC” que acaba de ganhar uma co-irmã internacional: “LHC” (Grande Colisor de Hádrons), a máquina mais poderosa do mundo que tentará reproduzir o Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo.

Por fim, não poderia deixar de citar a nossa sigla (AFAI*) que, na boca do confrade Paulo Rocha, passou a significar - também - um irresistível substantivo feminino: afaijoada!

*AFAI - Associação dos Filhos e Amigos de Ipu

indexada

Nenhum comentário: