segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Há três razões para o baixo nível universitário no Brasil.

Três razões

Por Luiz Carlos Prates, Diário Catarinense 11 08 08

Eu já ia desligar a tevê quando um sujeito, comentando os baixos índices de qualidade das universidades brasileiras, fez uma frase que me provocou uma formidável irritação. Senti o estômago dar voltas. Mas antes de dizer da frase, preciso dizer que o Enade, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, fez-nos saber, semana passada, que o ensino superior brasileiro está na UTI do desespero. São poucas as universidades que escapam das convulsões da incompetência. Entende-se, diploma virou produto de negócios, e daí para a incompetência a relação é umbilical.

Há três razões para o baixo nível universitário no Brasil. A primeira é que as universidades são hoje instituições comerciais, haja vista que anunciam seus "produtos" a partir do valor das mensalidades e não da qualidade e da severidade do ensino. Só faltam gritar nas calçadas, como mascates da instrução: "Aproveite, aproveite, preços convidativos, entra quem quiser na universidade, aproveite..."

Essa a primeira razão da falência: a mercantilização dos diplomas. A segunda razão é que são raríssimos os bons professores em sala de aula. A maioria dos bons profissionais não quer saber de sala de aula. Dar aula só para se incomodar com bermudões mal-educados? Além disso, foi tirada dos professores a última gota de autoridade que lhes restava. A pivetada manda, põe e tira professor. A maioria dos que ficam é de "bonzinhos", isto é, os que têm sangue de barata, toleram tudo, arredondam notas, abonam faltas, contam piadas, acovardam-se, enfim.

A terceira razão é a mais importante de todas: os "estudantes" não estudam. A maioria é viciada em internet, são "pesquisadores" de internet, são coladores de internet, são bobões de internet. Estudante de internet não sabe nada. Nas provas de conhecimentos gerais, como é que um sujeito que não lê jornais, boas revistas, livros, tudo, de tudo, como é que vai saber alguma coisa da vida? Sabe nada.

E agora vem a frase que me deixou furioso. Um "educador" disse na tevê que "Os professores precisam motivar mais os alunos". Será que o sujeito não sabe que professor não motiva aluno? O bom professor pode sim fazer melhor o bom aluno, mas nenhum bom professor pode motivar vadios. E vadio é o que mais circula pelos corredores das universidades. Quem faz a escola, a universidade, apesar de todas as mazelas das instituições, é o aluno. Bons alunos fazem boas as piores escolas, maus alunos estragam a melhor escola. Não há má escola para bom aluno. Como não há boa escola para preguiçosos.


Falta dizer
Frase da Carol Castro, da novela Beleza Pura: "As plásticas, o silicone, tudo isso torna as coisas tão artificiais... Acho que os homens sentem falta de uma mulher de verdade".

Carol, queridíssima, e as mulheres não sentem falta de homens de verdade?

O diacho é achá-los, não é mesmo? O que mais há por aí é bermudão, frouxo.


Pergunta
Culpar a escola ou o professor por notas baixas é desculpa de aluno vadio. Pergunta para os pais: seu filho é visto sempre com um livro na mão, ele é leitor? Se é, que bom, esse guri vai longe.

Não, ele não lê, não é visto às voltas com livros? Como é que ele vai escrever uma redação ou responder perguntas de conhecimentos gerais?

Nenhum comentário: