domingo, 17 de agosto de 2008

Acreditar em tudo é tolice

Por Airton Soares

PROVERBIANDO - 08
Acreditar em tudo é tolice, mas não acreditar em coisa alguma tolice é.

ONTEM, MEXENDO EM MEUS GUARDADOS,
encontrei recorte de revista com esta frase atribuída ao matemático, físico e filósofo francês Henri Poincaré: “Duvidar de tudo ou crer em tudo são duas soluções igualmente cômodas, que nos dispensam ambas de refletir.”

LOGO ME VEIO À MEMÓRIA
uma outra citação bem semelhante ao do matemático francês, de autoria do também francês e enciclopedista Denis Diderot: “É tão arriscado acreditar em tudo, como duvidar de tudo.”

E EU CÁ COM MEUS BOTÕES...
As idéias são realmente universais e o inconsciente coletivo de Jung funciona. Se bem que nesta história não podemos descartar a existência do plágio.

POR FIM,
Classifico as citações por ordem cronológica: primeira: o provérbio; segunda: a citação de Diderot ( nasceu em 1713) e por último a citação de Poincaré (nasceu em 1854).

Um comentário:

Ana Maria Ribas disse...

Posto o meu comentário, aqui sem acreditar que vc vai me ler por aqui... tantos livros, tantos textos, tantas palestras, tantas solicitações. Coisas de gente especial, gente que fala ao coração, à mente, à alma. Bem, passei para lhe avisar que há um presebte para vc, em meu site. Passe lá e entre em "MEU DIÁRIO". Depois procure por "Premiando outros Blogs". Pegue o seu prêmio. Vc merece! Um abraço.