sábado, 31 de maio de 2008

Resposta ao poeta CHICO PARNAIBANO

“Que Tabaco Mestre Airton?

O Tabaco que fuma ou o que leva fumo?”


- - - - - - - - - - - - - - - - - - Língua e Literatura nº 64

CHICO PARNAIBANO
= = = = = = = = = = = =

Por Airton Soares

Nesta hora onde é que fico
ante hábil trocadilho
e pergunta que o Chico
me faz de afogadilho?

Ele quer saber se o tabaco
é aquele que vem da flora,
ou é aquele que se tira o cabaço
e que todo homem adora.

Tabaco que leva fumo
eis o alimento da vida
alto é o seu consumo
e não tem melhor comida!

Já no tabaco que se fuma
Tudo muda de feição
Quando mais o fumo entra
Mais furo entra no pulmão.

Meu amigo Parnaibano,
“terrível” provocador
nesse campo freudiano
Você é meu mestre e professor.

Vou findando o poemeu
assim... meio diferente
Pedindo a quem nos leu
Não ficar irreverente
Com o tom epicureu
Que demos nesse repente.
= = = = = = = = = = =

COMENTÁRIO
Baldomir AFAI 02/06/2008

E-mail: fbaldomir@globo.com
Assunto: "Tabaco"

Chico Parnaibano, curtindo uma ressaca da abertura do São João aqui em Campina, deparei-me com sua prosa com o Airton Soares sobre o tabaco e lembrei-me de uma do Quintino Cunha [ grande Advogado e repentista cearense]

Década de 40, estava o mesmo sentado em um daqueles bancos de madeira da antiga praça do Ferreira, quando tres moiçolas estudantes, resolveram tirar uma "lera" com o bom velhinho.

Seu Quintino, tem tabaco aí? [ torrado para o nariz]. É o novo.
Quintino olhou para um lado e para o outro e deslanchou:

Meu Deus do céu!
como o mundo está mudado,
e vai continuar assim,
essas moças com tanto tabaco
vêem pedir tabaco a mim.


Baldomir de C. Grande-PB

Nenhum comentário: