segunda-feira, 12 de maio de 2008

43 - dicAS - Língua e Literatura

sinônimo e timologia
JOCOSO - ESTRIPULIA


- - - - - - - - - - - - - - - - - - texto de apoio

AS DIFICULDADES DO PICA PAU Kleber Teixeira 04/05/2008

“A prefeita Corrinha do Torrim encontra sérias dificuldades em ser reeleita. (...) Não procurou conquistar a oposição, chegou até mesmo a dizer que eleitores do Pica Pau não deveriam se unir aos Cururús. Usaram programas radiofônicos para serem JOCOSOS com os inimigos políticos.” (...)

= = = = = = = = = =

OLHE...! OLHE...!
Ipu-Ce. 1961... 62.... Por aí assim.
- “Mãe, deixe eu tomar banho no açude.”
- “Menino, tu só vai tomar banho no açude se tu não fizer por onde. Olhe! Olhe! Não vá fazer estripulia... Não faça por onde apanhar.” Quem passou a infância no interior do Nordeste ou quem tem raízes por lá, com certeza vivenciou essa expressão.

FAZER ESTRIPULIA
Para nossos pais preconceituosos, fazer estripulia era fazer danação, coisa do ´demo´, mas pra nós, não passava de brincadeiras inocentes, mesmo àquelas consideradas por eles – pais - pecado mortal: brincar de casinha e de médico.

A ETIMOLOGIA
A criança está coberta de razão. Não à toa que a etimologia da palavra `brinca´ ao seu lado. Estripulia vem do grego (EUTRAPELIA) e quer dizer JOCOSIDADE, brincadeira inofensiva.

DEMONSTREMOS, POIS:
Eu = `bem, bom´ e o verbo `trepó´= rodar, dar voltas. Daí eutrápelos significar ágil, versátil, leve de espírito, que pilheria agradavelmente.

Airton Soares

Vi...Site meu blog Li por Aí
http://airton.soares.zip.net/
É diferente

Nenhum comentário: