sexta-feira, 21 de março de 2008

dicAS 05 Retificar Ratificar

Língua e Literatura

Retificar e Ratificar


Airton Soares

Dúvida? Nunca mais!


HÁ DIAS VENHO MATUTANDO
acerca das palavras homônimas Retificar e Ratificar. Não que eu tenha dúvidas sobre suas acepções, pois trabalhei por muito tempo numa empresa, examinando contratos de compra e venda. Se a escritura apresentava algum erro, havia necessidade de se elaborar uma outra escritura no cartório, denominada de escritura de re-ratificação, na qual se consertava o erro (retificar) e se demonstrava (ratificar) a área construída do imóvel, se fosse o caso.

O MEU DESAFIO
nesse exato momento é dizer-lhes (contexto: estou em sala de aula), dentro do que me propus, ou seja, criar associações mnemônicas com essas palavras que costumam tirar o juízo de vocês na hora da prova. Foi aí que me veio à memória uma salvadora fala provinciana que ouvira por aí.

“MINHA FILHA,
eu `ra ti´ disse num sei quantas vez, tintim por tintim, que home pra tu é o Zé: esse sujeito que tu tá com ele, é um carga torta. Esse chamego de vocês num tá me cheirando bem! "

FACILITANDO:

Retificar
O sujeito é um carga torta. Precisa ser alinhado, consertado... Retificado. Lembre-se de retífica, oficina especializada em retificar motores.

Ratificar
“Eu `ra ti´ disse num sei quantas vez, tintim por tintim, que home pra tu é o Zé.”: Por várias vezes a mãe falou à filha minuciosamente, demonstrando por A mais B (ratificando), que o Zé não é flor que se cheire.

A CHAVE MNEMÔNICA
para não esquecer o significado de ratificar é associar com `ra ti (já te) que é o jeitão de falar dos nossos irmãos, geralmente provincianos, que não tiveram oportunidade e/ou interesse em aprender a se expressar adequadamente. Que tal você agora ratificar essas dicas mnemônicas explanadas no presente texto?
- - - - - - ---
Caro Airton Soares.

Muito interessante o bizu pra diferenciar os termos RETIFICAR e RATIFICAR.

Mas, com o maior acatamento, gostaria de mostrar um método que eu desenvolvi há muito tempo para não fazer confusão.

É muito simples:


RETIFICAR começa com RE.

A marcha do carro que o faz VOLTAR ATRÁS é a marcha à RÉ.

Portanto, para se VOLTAR ATRÁS, refazer, retroceder algo, se REtifica.

Pois bem, depois que convencionei em minha mente o sentido de RETIFICAR, não precisei condicionar o RATIFICAR a nada, pois se um VOLTA ATRÁS, o outro SEGUE ADIANTE.



Que tal?

Ricardo
- - - - - - - - -


Publicado na AFAI

COMENTÁRIOS sobre o dicAS nº 05 -15/03/2008

REtificar e Ratificar
Comentários de Ricardo Aragão - AFAI 15/03/2008

(...)
“RETIFICAR começa com RE.

A marcha do carro que o faz VOLTAR ATRÁS é a marcha à RÉ.

Portanto, para se VOLTAR ATRÁS, refazer, retroceder algo, se REtifica.”

(...)


Caro Ricardo,
O seu, simples-criativo-eficaz- , método mnemônico sobre os vocábulos retificar e ratificar, com sua permissão, será incorporado à dicAS nº 05. Quando o livro for lançado... racharemos “bilheteria” rsrsrsr.

Grande abraço
AS
- - - - - - - - - - - -
Compartilhar conhecimentos é "conduta ética" e chave
para o sucesso permanente.
- - - - - - - - - - - -
Visite: http://airton.soares.zip.net

Nenhum comentário: