segunda-feira, 31 de março de 2008

13 - dicAS - Língua e Literatura

JOSÉ DE ALENCAR
A ereção de uma estátua?!
QueQueisso!

Por Airton Soares

“ABL E A ESTÁTUA DE JOSÉ DE ALENCAR
Há 80 anos - Jornal O Povo 23/03/1928 - Numa de suas últimas sessões, a Academia Brasileira de Letras (ABL) julgou objeto de deliberação e enviou a sua comissão de contas, (...) pedindo que aquela instituição auxilie a ereção de uma estátua a José de Alencar, no Ceará”. (...)

- - - - - - - - - - - - - - - - -

TUDO É UMA QUESTÃO DE CONTEXTO.
Dia desses, minha curiosidade se eriçou ao ler, também, na seção `O Povo há 80 anos´, a manchete da nota que dizia assim: `Casaram-se hoje dois elementos da alta sociedade´. Elemento? Marginal? QueQueIsssso?! Pus-me a cogitar com meus botões.

PASSADO O SUSTO
e analisando o contexto é que pude constatar a adequação do vocábulo `elemento´. Naquela época, era muito forte a influência do positivismo de Auguste Comte (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo ) o qual foi influenciado pelo empirismo do século XVII. Tudo preto no branco... provado e comprovado... elementos químicos.... etc.

E O VOCÁBULO
` ereção´, foi influência de quem, de quê? Faça uma perguntinha mais fácil.

SÓ SEI O QUE, NÃO À TOA,
diz prof. Valdemir Mourão :“A palavra está dormindo no leito esperançoso do infinito; Dorme como uma criancinha risonha a contemplar os anjos sem notar o perigo que se aproxima.”

A PALAVRA DORME
denotativamente em estado de dicionário. Assim, na maioria das vezes, com nossos valores e crenças invadimos seu leito disparando rajadas de preconceitos.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
academiAS

: :: Presidente da OAB/CE, Hélio Leitão, é o mais novo imortal. Tomou posse anteontem, 27, da cadeira de nº 39 da Academia Cearense de Retórica.

::: Foi super prestigiada a posse do ministro Ubiratam Aguiar (TCU) como titular da cadeira nº 34 (patrono Paula Ney) da Academia Fortalezense de Letras.
::::::::::: Imprensa
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Visite meu blog Li por Aí
http://airton.soares.zip.net
é diFÉrente.

AS

Nenhum comentário: