quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

LEITURA: só quinze minutos

Por Luiz Carlos Prates

Por que, Senhor, por que fico tão irritado com bobagens? Bobagens, sim. Não há dúvida de que o mundo está sendo regido pela moeda falsa da frivolidade. Difícil é achar alguém falando sério, dizendo alguma coisa que valha a pena.

Até já me disseram que se alguém vier com uma proposta dessa qualidade ficará falando sozinho, ninguém lhe vai emprestar os ouvidos. Será? Olhe, leitora, não agüento mais ouvir gente conversando, entrevistando ou sendo entrevistada na televisão sobre "entrar em forma" para o Verão. Néscios dos dois sexos, mais elas que eles, falando em entrar em forma e querendo com isso dizer perder peso, ficar "elegante", poder entrar num bom biquíni, exibir-se como um bicho de exposição nas passarelas de areia suja.

E são sujas todas as areias das nossas praias. Entrar em forma no corpo físico virou loucura coletiva, mas ninguém fala, e é por isso que fico irritado, em entrar em forma na mente, na cabeça, fortalecendo os neurônios da memória, os recursos da inteligência e da proficiência profissional. Não, isso não ouço. Entrar em forma nas linhas do corpo parece ser obsessão dos levianos, ou seria mais das levianas? Será que essa gente pensa que "estar em forma" conduz à felicidade ou a casamentos felizes e longevos? Se alguém pensa assim, vai cair feio do cavalo da vida. O que nos dá felicidade, o que nos faz admiráveis no trabalho, o que nos empresta encanto nas relações interpessoais é o "estar em forma na mente".

Na televisão, vivo ouvindo comerciais de produtos de ginástica com apresentadores dizendo que bastam 15 minutos por dia para você perder a barriga, basta um pequeno esforço e lá se vão as celulites, as estrias, as rugas somem com o creme tal e tal e por aí segue o festival de tolices e mentiras.

Nada disso funciona, nada. E se alguém me quiser desafiar, coloco-me como cobaia. Continuarei comendo o que como, fazendo as caretas que faço e quero ver os caras acabarem com a minha barriga ou com as rugas no canto da boca, quero ver. - Ah, mas tu tens que fazer uma dieta para ajudar... Bom, se eu fizer uma dieta não serão os tais aparelhos que me vão fazer ficar em forma, será a minha dieta, bolas... O que incomoda e que ninguém sugere 15 minutos por dia para entrarmos em forma na cabeça, só 15 minutos. Nada. O que sugerem é a boa forma no corpo, coitados dos que ouvem essas mensagens. Vão gastar dinheiro, nada lhes vai mudar e suas cabeças vazias ficarão ainda mais na miséria. E podiam ficar ricas, só com 15 minutos de leitura... por dia.

Nenhum comentário: