quinta-feira, 20 de setembro de 2007

SOU PAREMIÓLOGO


Airton Soares

Sou muito... muito `frasento´
VOU `DESPEJORATIVAR´

Sou paremiólogo. Que é isto? É aquela pessoa que coleciona provérbios, frases e assemelhados.

Tinha uns 13 anos de globo terrestre quando tudo começou.Quarenta (42) anos lendo por aí e anotando!

O ajuntamento das frases era feito à revelia. Depois veio o fichário em formato de caixa de sapato. E foi evoluindo... Fichário de acrílico e por último o micro. Em atenção às exigências da eficácia criei três siglas: FAR - Frases que Auxiliam a Redigir, DIMERE - Ditos que Merecem Reflexão e LPA - Li por Aí.

Hoje, escarafunchando nos meus quardados, como diria minha avó, encontrei uma descorada folha datilografada com algumas "FAR".

Cito algumas: "Meus ressentimentos são curtos, mas enquanto duram não consigo disfarçá-los. Nem de longe sabia o significado da expressão "disfarçá-los", mas pense na pose ao discursar, dando ênfase no `LOS´, pra turminha da esquina.

Até aqui, tudo bem! O pior: não citava a fonte. Precisava aparecer, me compensar da timidez crônica que encharcava todas as minhas atitudes e comportamentos. Assim, o conhecimento adquirido era diretamente proporcional à minha sensação de segurança.

Outra `far´: "Ele abalizou limites ao desejo de compras da esposa" Frase machadiana, não tenho muita certeza.

Aí, desembestou. Não parei mais. Minha família ainda hoje diz: "Tu vai ficar doido de tanto ler." Aí eu reflito: se leio fico doido, se não leio fico doido pra ler, não vejo diferença...

De tanto ler e refletir sobre as citações contidas em livros, revistas, jornais acabamos autor: quando somos acometidos de um desejo intenso, quase sempre afloram as prostituições da alma.

E, para terminar:

"Quanto mais sabemos, mais ficamos tristes" Baltasar Gracián.
" Fui acordado pelos estalidos asmáticos de um motor de Woks" Li por Aí.

Nenhum comentário: