quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Se quiser ter boa memória...



Airton Soares

SEM SEGREDO

Foi-não-foi, após o término de minhas palestras, sou elogiado por ter boa memória. Sem segredo. Se você quiser ter boa memória, necessariamente, tem de estar em dia com o "IMS". Chega!, AS, chega de tanto imposto.

Não, não, pessoal... IMS não é Imposto sobre Mercadorias Sólidas, se assim você pensou. Vamos explicar por partes:

Interesse

Se você não se envolve no que faz; não procura mergulhar na essência das coisas pode até alcançar resultados. E se... Medíocres, com certeza. E neste mundão competitivo a média não resolve. Primeiro lugar com destaque e olhe lá! Síntese: quem realmente quiser ter boa memória o primeiríssimo passo é interesse = Inter+essere, ou seja: “estar entre a essência”. Quanto tempo de exercícios diários? O que gostaria de memorizar? Disciplina... Disciplina. “Ralação”.

Motivo

Muito bem. Agora que você está envolvido nas ânsias e ardores dos métodos mnemônicos, vem a seguinte pergunta. E aí? Aonde quer chegar? Quais seus propósitos? Por que a motivação? Ah, tenho realmente interesse em decorar o nome dos meus clientes. Todo mundo gosta de ser chamado pelo nome. Assim espero vender mais. Eis o meu motivo. Gostei. E aí?

S...
Por que o suspense? Faz parte. Já sei: "S" de sensibilidade. Está dentro do contexto, mas sensibilidade é uma palavra “afluente”. Então é "S" de “Saco”. Também é afluente. Busque o "rio principal". Quando temos “saco” pra fazer alguma coisa geralmente estamos motivados.

A RESPOSTA


Só mais alguns `salpicos´ de paciência, leitor. Antes da resposta, precisamos saber um pouco sobre o funcionamento da memória. Segundo os estudiosos, possuímos três classes distintas de memória com diferentes funções.

1. memória imediata;
2. memória a curto prazo e
3. memória a longo prazo.

Somente aprendemos aquilo que fica armazenado na memória a longo prazo.

IMPORTANTE


Tudo o que queremos aprender tem de passar primeiramente pelas instâncias da memória imediata e depois pelo curto prazo. Se dentro deste espaço de tempo a informação não conseguir um “gancho” ou uma associação com algo já armazenado (idéias), perder-se-á.

A passagem da memória imediata para a de curto prazo produz-se quando o impulso elétrico se relaciona através de associações com algo já armazenado e se transformou em matéria: numa matriz molecular: este processo pode durar até 20 minutos. Finalmente, a partir da matriz molecular, constrói-se moléculas de proteínas que contém uma codificação da informação, o que permite recorrer a ela a qualquer momento.

A passagem de informação de uma instância da memória para uma outra pode ser acelerada, atrasada ou bloqueada. Acelera-se a informação: - quando se produzem associações, ou seja, quando a nova informação pode “conectar-se”a uma “imagem” que já se encontra armazenada no cérebro; Atrasa-se a informação, quando nos oferecem muitas informações num curto espaço de tempo (e que não é o nosso caso. Já estamos concluindo). Bloqueia-se a passagem de informação, quando há uma situação de medo ou choque.

VOCÊ JÁ SABE OU DESCONFIA

Pronto. A esta altura, você já sabe o significado do “S” ou desconfia. Não tivemos a intenção de fazer nenhum trocadilho mas o “S” quer dizer SIGNIFICADO. Significado vem de Signo (sinal) e dentro do vocábulo signo temos a raiz grega “gn” que quer dizer conhecimento. Daí ignorante (aquele que desconhece); cognoscível (aquilo que se pode conhecer). E por aí vai... Portanto, através de sinais diversos (linguagens), atribuindo significados ( associando idéias ou “ganchos”) podemos recuperar fatos, dados, etc. I. M. S. São fatores indispensáveis para se obter boa memória.

CHEGAMOS AO FINAL

Finalizo contando um caso familiar. Não acreditem: o meu irmão tem a memória tão ruim, tão ruim que ele esqueceu de que tinha a memória ruim e começou a se lembrar de tudo... Pode um negócio desses?! Parece piada...

Nenhum comentário: