terça-feira, 25 de setembro de 2007

Palavra puxa palavra


Airton Soares

Acordei pensando
num trecho da poesia do poeta Araújo Porto Alegre quando fala de Cobiça.

.
.
“Quando o demônio da cobiça agarra
o humano coração, só morto o deixa.”

Araújo Porto Alegre -1806 -1879
O primeiro artista a publicar uma caricatura no Brasil.
Foi um escritor do romantismo, pintor, caricaturista, arquiteto,
crítico e historiador de arte, professor e diplomata brasileiro.

Quando se fala em cobiça
Escuta-se a voz de Fagundes Varela em Velha canção:

Prosperidade na terra
É sonho que pouco dura:
Tudo definha e fenece
Na lousa da sepultura.

Sonho meu
Sonho meu, sonho meu
Vai buscar que mora longe, sonho meu
Sonho meu, sonho meu
Vai buscar que mora longe, sonho meu
Vai mostrar esta saudade, sonho meu
Com a sua liberdade, sonho meu.

Essa música é a cara
do meu amigo escritor e trovador Fernando Câncio,
Da UBT – União Brasileira de Trovadores - Secção –Ce,

É dele essa linda trova:

A ilusão da meninice
Com os meus netos se refez,
Agora em plena velhice
Eu sou criança outra vez

Uma frase, também, do Câncio
que eu repito "adoidado" (não precisa dizer que é
num bom sentido!
"Que adiantam meus cabelos brancos se a minha
alma faz pipi na cama."

Nenhum comentário: