terça-feira, 18 de setembro de 2007

Nós e o Espelho


"O Espelho não se importa
Se você se corta"
Millôr

.
Airton Soares
.
Millôr, na citação acima, foi bem no "12", como se diz no popular. Portanto, assuma sua dor. Sutis manipulações não amadurecem ninguém. "Amadoecem".
.
Procure ser o mais autêntico possível em suas relações profissionais e afetivas. Seja bom de caráter, mesmo que lhe custe os olhos da cara.
.
E cuidado para não confundir revolta com ressentimento. Este é pura lamúria que não leva a lugar nenhum, aquela é salutar pois re+ voltar-se em sua etimologia quer dizer dar uma outra volta em torno do "objeto" para melhor compreendê-lo e solucionar o problema. Quando o sujeito se re+volta sua cosmovisão aumenta, pois tudo na vida é uma questão de ponto de vista e circunstância. Seja um revolucionário feliz.
.
É menos doloroso as intermináveis lamúrias diante os espelhos da vida, mas essa atitude não gera crescimento. E nenhum "espelho", entendamos aqui como o alter ego... amigo... etc, pode resolver o seu problema. Com isso, não estou sugerindo que você "quebre os espelhos", pois agindo assim estaria se justificando. Afinal, eles têm lá sua serventia. A gente pensa que eles nos escutam. De certa forma isso é bom. O ruim é que não queremos enxergar nossas fragilidades e sapecamos nossos queixumes em cima deles.
.
Você, só você é o responsável. A resposta hábil vem da auto-consciência de suas competências adormecidas e não dos outros.
A propósito, existe um canção popular que diz:
.
A vida é bela...
Enquanto eu seguro seus cordões.
Eu seria um joão-ninguém...
Se em qualquer momento os soltasse... (1)
.
Muitas pessoas preferem seguir normas a assumir o comando da própria vida. Assumir responsabilidade pessoal é “osso duro de roer”, mas o leitor conhece um outro osso mais roível?´ Se conhece, me avise!
-----------------
(1) Wayne W. Dyer, Não se Deixe Manipular Pelos Outros, 1985

Nenhum comentário: