sábado, 15 de setembro de 2007

Leitura prazerosa

"O que é escrito sem esforço em geral é lido sem prazer"

(foto) Samuel Johnson (1709 - 1784) foi um escritor e lexicógrafo inglês.
É o autor de uma famosa frase:
"O patriotismo é o último refúgio de um canalha". (+) mais.

Airton Soares

A frase acima me transporta ao mestre do Realismo francês, Gustave Flaubert, que tanto influenciou Machado de Assis. Obra mais famosa: Madame Bovary, considerada obra execrável sob o ponto de vista moral. Deu processo! Essa obra fala da traição feminina no casamento.

Mas, juntemos as pontas. A frase do escritor inglês e Flaubert. Sua produção literária é um tiquinho de nada, pois era acometido de uma doentia perfeição.

Cada uma das suas obras era resultado de uma elaboração longa de anos. Conta-se que um crítico afirmara que ele “era pouco dotado para escrever.” Essa crítica não vingou. A história fixou o nome de Flaubert e esqueceu por completo o exigente crítico. Já pensou, se Flaubert tivesse nascido na era dos chips? Morreria de fome ou com fama? A lógica diz que ele seria menos esforçado. A lógica!
.
P.S. Inverti as bolas. Dei mais ênfase em Flaubert. Essas coisas acontecem e pra não ficar um post muito "carregado" decidi não postar sua foto, mas, se o leitor tiver interesse, é só clicar aqui.
..
Fonte de consulta: Wikipédia

Nenhum comentário: