terça-feira, 25 de setembro de 2007

Flagrante e Fragrante. Dúvida, nunca mais!


Airton Soares

Pensei... Um arranjo mnemônico com a palavra flagrante é sopa no mel e quem vai me adjutorar é o cantor Genival Santos com sua música Eu lhe Peguei no Flaga. Preciso somente confirmar o nome da música em algum site especializado.

Surpresa: Não encontrei nada com a palavra flaga. Tive que apelar à minha amiga Luciana, especialista neste gênero musical.

Encasquetei, pois a primeira estrofe da música inicia-se apresentando uma irrefutável idéia de flagrante. "Eu lhe peguei no fraga" ... “Você beijando um cara.” Houve uma evidência. A pessoa foi surpreendida praticando, digamos assim, um flagrante delito, já que assumira um compromisso afetivo com o personagem-cantor.

A princípio vamos supor que Genival empregou a palavra fraga no sentindo denotativo que traduzindo ao pé da letra seria assim: Eu lhe peguei na rocha, numa pedra grande. Totalmente fora de cogitação.

Ainda poderíamos inferir que o compositor se utilizou de “fraga”, redução giriesca da palavra fragrante (fragrância, perfumado), mas também estaria em descompasso com o contexto.

Por fim, concluimos que a expressão giriesca mais adequada para a música seria “flaga” (redução de flagrante) e não “fraga” (redução de fragrante, fragrância).

Agora, temos que admitir que a pronúncia FR..AAGA, aos ouvidos do coração, soa muito mais contundente, enquanto que flaga nos leva a pensar que é coisa de somenos importância pegar a namorada beijando um cara. Mas... Isso são devaneios semânticos fonológicos do poeta que vos digita esta crônica.

É... Está mais do que na hora de cantarmos em alto e bom som, do jeitão que ela é, a clássica música brega brasileira, Eu lhe Peguei no Fraga, de Genival Santos. Som na caixa...

Eu lhe peguei no fraga
E não quero explicação
Você beijando um cara
Com que cara?
Vou lhe dar o meu perdão (...)
Não, não, não
Você não tem coração
Não, não (...)

Todo mundo fazendo a coreografia...
Olha as mãozinhas pra cima ... Pra lá e pra cá!

Nenhum comentário: