quarta-feira, 26 de setembro de 2007

entra ou sai de férias

O leitor entra ou sai de Férias.



Leio hoje no portal O Povo.com.br que o filme Leio no portal O Povo.com.br que o filme "O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias" será indicado pelo Brasil para concorrer a uma das cinco vagas à seleção de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar 2008.

Espere! Na verdade, você sai ou entra de férias? Se saio de férias, não estou mais de férias. Pra mim o correto é isso. Porque veja bem: O funcionário saiu da empresa para entrar em gozo de férias. É o que diz o texto oficial da CLT.


ponto de vista 02


verbo intransitivo
ir a algum lugar com o fito de se distrair ou exercitar
Ex.: se sair significa se distrair é redundante dizer de férias


Transitivo
1.2 ir a algum lugar com o fito de se distrair ou exercitar
Ex.:

pv 01


Capítulo IV da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT
FÉRIAS ANUAIS

O empregado não poderá entrar no gozo das férias sem que apresente ao empregador sua Carteira de Trabalho e
Nossa língua é muito dinâmica. Da mesma forma que antes se dizia> AS, muito obrigado pelo favor que você me fez. E eu respondia: Fulano, não se sinta obrigado por nada. Esta forma de conduta, hoje, se resume em obrigado! De nada!
Da mesma forma acontece com o assunto em tela. Filme em Língua Estrangeira no Oscar 2008.

Notícia alvissareira para a indústria cinematográfica e também motivo de orgulho pra todos nós, mas na verdade não é sobre cinema que pretendo discorrer aqui neste espaço. Quero falar de uma coisa do nosso linguajar que de há muito me intriga.


O funcionário entra ou sai de férias? Uns dizem que entra outros dizem que sai. O título do filme estaria "politicamente correto"? Neste entra-e-sai quem relamente goza... as férias semanticamente falando?


Se o correto é sair de férias, veja que coisa esquisita: "Hoje é o meu último de férias" Há 29 dias ele entrou de féris É o que costumamos ouvir. Significa dizer que amanhã entrarei de férias,O funcionário saiu da empresa para entrar em gozo de férias. É o que diz o texto oficial da CLT.

Nossa língua é muito dinâmica. Da mesma forma que antes se dizia> AS, muito obrigado pelo favor que você me fez. E eu respondia: Fulano, não se sinta obrigado por nada. Esta forma de conduta, hoje, se resume em obrigado! De nada!
Da mesma forma acontece com o assunto em tela.


26 09 07

Nenhum comentário: