quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Das vantagens de Ser Bobo

Clarice Lispector

"O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo. O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: "Estou fazendo. Estou pensando."
Leia a texto na íntegra.

Hoje recebi de uma amiga o artigo acima. Que texto! Leia! Leia! Pode me chamar de bobo, mas enquanto lia, chorava.
Era um chorar miúdo, tácito, pra dentro dos olhos e de compreensão.

Compreensão às pessoas, que ainda, não assimilaram a seriedade das minhas palhaçadas; compreensão a mim mesmo por, ainda, não ter conseguido alcançá-las.

Lembrei-me da expressão “O bobo da corte”, sempre arremessada com preconceito e intenção depreciativa.

Enfim, qual a função do bobo? Divertir o Rei e a corte. Declamava poesias, dançava, tocava algum instrumento e era o “o mestre de cerimônias” das festas. Peense, num caba atrevido e sagaz. De maneira geral era muito inteligente. Não tinha papas na língua.

Dizia o que o povo gostaria de dizer. Com ironia e jocosidades mostrava os dois lados da moeda, revelando as tricas e futricas íntimas da monarquia e expondo as ambições do Rei.

Claro que há desvantagem em ser bobo. Clarice cita um exemplo. Não vou contá-lo. Quero instigar o leitor a ler o texto completo. Mas, em contrapartida, diz a escritora, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e, portanto estar tranqüilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu.

Atente bem ao aviso de Clarice: “não confundir bobos com burros.” Das muitas lições que aprendi ao término da leitura uma foi a que doravante modificarei o ditado “ Se faz de bobo pra melhor passar.” Passarei a dizer: Se faz de burro pra melhor passar.

Um comentário:

Inezteves disse...

Fortaleza
Onisciência
Renderte-ei graças Deus
Tu me cinges de forças
Além do
Limite
E conheço outrAS pessoAS
Zeloso és e bom Senhor
Ampara esse meu professor!

Que se faz
Um circo em toda parte
E sendo alegre palhaço
Rindo e ensinando
Incitando o saber
Doando ao povo
AS palavrAS e a arte!

>:D