quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Ansiedades de um escritor

Airton Soares

Acordou cedo, e mal se levantara foi direto pro micro tentar escrever o post do dia.
.
Refletiu sobre as ansiedades múltiplas de que são acometidos os grandes editores de jornais: Isso é essencial ou importante? O que publicar? Como? Quais os cuidados, sutilezas a serem observados para não ferir suscetibilidades? "Digo isso" - monologava - "porque mesmo não sendo jornalista e escrevendo mais por deleite, tem horas que eu me sinto igualzinho a eles. Ou não me sinto? Sei lá! Não, eu sei; escrever, para mim, é só um hobby, um hobby apenas!"

- AS, escute aqui: você não é escritor, publicou livros?

- Sim... Sou... Publiquei...

- Não é você que, há 17 anos, mantém um jornal alternativo denominado Li por Aí?

- Sim.

- Assumiu um compromisso para escrever para o Jornal “O Rebate-Rio.”

- Também.

- É professor, ministra cursos e palestras na CDL, SEBRAE, CETREDE, entre outras instituições, utilizando como metodologia o teatro empresarial?

- Há mais de 20 anos!

- Pois então, jovem, não se apequene. Essas inquietações fazem parte de qualquer profissão. Isso, AS, é senso de responsabilidade... Rapaaaz! Quanto aos grandes editores, respeitemos as devidas proporções. É sabido que ainda falta muito para que a meta desejada seja atingida, mas não vejo nenhum disparate no que você diz (“Sentir-se igualzinho a eles).” Não se apequene, repito! Continue estudando. E não sei se você percebeu, mas para muita gente você já chegou lá.

Ah, sim, ia esquecendo: Eu sou o seu EGO e quero que você saiba que. antes de lhe dizer essas coisas, tive uma ”conversinha amigável“ com os nossos obstinados vizinhos, o Dr. ID e o Dr. Superego.
.
Não foi fácil, mas, depois de muita luta, concordaram comigo em quase tudo. Quanto aos pontos discordantes, não se preocupe, pesam um nadinha na sua balança psíquica.
.
Ah, sim, já chequei isso bem direitinho. Não sei até quando, mas concordaram. Isso é o que importa. Fico por aqui. Ah, e não se esqueça:" Se o esforço não quer dizer talento, ainda é o melhor substituto para ele".

Nenhum comentário: