segunda-feira, 30 de julho de 2007

Olá, menina bonita e triste


Por Airton Soares

Olá menina bonita e triste. O que fizeram com você ou deixaram de fazer? Fique à vontade... Relaxe! Não, não me entenda mal. Relaxe... Pra desabafar, contar suas mágoas, mas fique aí encolhidinha do jeito que você está. É melhor assim.

Tem pra mim que não passei um nadinha de consistência nesse meu pedido. Bah! mudemos de assunto. Olhos verdes de caldo de cana... De engenho. Alguém já fez uma comparação dessas? Não, ninguém!

Lembro-me agora do Dr. Mendonça, um personagem do conto Miss Dollar do escritor brasileiro Machado de Assis. Ele, o doutor, se pelava de medo de todas as mulheres de olhos verdes. Imagine vendo você assim... Pelada! Segundo o médico, a cor verde é a cor do mar; sinal de tempestade! Daí evitar todas as mulheres de olhos verdes. Que coisa mais ridícula!

Machado, referindo-se ao médico, aconselha que o aceitemos com seus ridículos. "Quem não os tem?" E acrescenta: "O ridículo é uma espécie de lastro da alma quando ela entra no mar da vida; algumas fazem toda a navegação sem outra espécie de carregamento." No final da história dá tudo certo. Dr. Mendonça e Margarida... Leia o conto. Excelente! Aliás, quase tudo de Machado é Imperdível!

É... Moça bonita e triste, tenho de confessar a minha frustração. Como se protege! Como se tranca! Parece ostra. Não consegui arrancar de você sequer um pensar de sorriso, mas tentei. Desconfio de que você tem parentesco com a Monaliza. Tem?

indexada

Um comentário:

Inezteves disse...

Eita que belezura de texto!Tudo certinho...Pontos, vírgulase tudo mais...Invejei a moça bonita!