domingo, 14 de março de 2010
Metodo de Harry Lorayne - Baralhos
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quinta-feira, 4 de março de 2010
Será que existem pessoas com memória fraca?
“Eu tenho péssima memória”. Provavelmente, você já ouviu essa frase milhares de vezes. Aliás, grandes são as chances de que você já tenha dito essa frase várias vezes. Ao reclamarem da própria memória, as pessoas cometem dois erros: Leia Mais…
segunda-feira, 1 de março de 2010
Curso de memorização grátis!
Memorização de números - 1/2
Memorização de números - 2/2
Memorização de nomes e rostos - 1/2
Memorização de nomes e rostos - 2/2
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sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Como melhorar sua memória permanentemente
Você provavelmente já ouviu algum comentário preconceituoso acerca de cursos de memorização.
“Prefiro entender a memorizar”
“Oras, de que me adianta memorizar listas de objetos ou longas sequências de dígitos? Quero é memorizar leis e conceitos!”
“O curso era pura enganação! Não ensinaram como ler e memorizar tudo o que leio”.
“Cursos de memorização ensinam apenas truques que não possuem qualquer aplicabilidade prática”.
Esses comentários se originam de certo desconhecimento acerca da memória e de seu funcionamento. Veja a seguir como a memória funciona e os principais mitos envolvendo a memorização.
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sábado, 6 de fevereiro de 2010
Memorização de números - parte 2
Para entender essa segunda parte, é preciso que você tenha lido a primeira parte. Agora que você compreendeu a substituição de números por letras, poderemos criar substitutos para os números baseados no alfabeto. Assim, se você quiser criar um substituto para o número 1, você deve escolher uma palavra que tenha somente uma consoante: T ou D. Seguindo o mesmo raciocínio, se quisermos uma palavra que substitua o número 43, teremos que criar uma palavra com dois sons consonantais: R e M respectivamente. Leia Mais…
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Memorização de números - parte 1
Todos já passamos por alguma situação desagradável por esquecermos algum número importante: a senha do banco, o número do CPF, o telefone de um amigo ou até mesmo o CEP de nossa própria residência. Junte algumas letras adequadamente e você terá poesias, cartas de amor ou até mesmo um relatório bancário. Junte alguns números e você continuará a ter apenas números (e dor de cabeça). Hoje, abordaremos uma poderosa maneira de se criar imagens mentais com os números.
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quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Método das jornadas
O método que vamos aprender a seguir é a base de todo meu sistema de memória. O método das jornadas se baseia na inserção de informações em jornadas que você conhece bem. Essas jornadas podem ser o caminho que você percorre diariamente para o trabalho pela manhã, a estrada que você usa para chegar até seu sítio, o percurso das suas caminhadas diárias ou até mesmo a rota que você faz na sua casa para sair da sua cama até o portão do seu prédio.
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sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Método John Place para memorizar textos
Amigos, favor comentar as postagens - essa é a única maneira que tenho para avaliar meu trabalho e receber críticas e sugestões de outros temas a serem debatidos.
Como estou dando um curso no RJ, decidi postar novamente um antigo artigo meu. Espero que gostem.
Em abril de 2007, escrevi um texto sobre o fenômeno da reminiscência. Na época, esse texto surgiu como uma resposta a uma pergunta frequente em meus cursos de memorização: "as técnicas de memória dispensam a memorização pela repetição?". É óbvio que não! A repetição é essencial durante qualquer processo de memorização, ainda que você seja um mentatleta.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Memorização de nomes e rostos - PARTE II
Já conheço alguém com esse nome
Apesar de não ser uma técnica de fácil aplicação nos campeonatos de memória, é bastante útil em nosso dia-a-dia (aliás, muitos de nós já a utilizamos diariamente). Observe uma coisa: já reparou como dificilmente nos esquecemos do nome de pessoas que possuem o mesmo nome de pessoas muito próximas a nós? Por exemplo, suponha que você acaba de ser apresentado a alguém que possui o mesmo nome de sua mãe. Provavelmente, esse fato lhe chamará a atenção (você talvez até comente sobre isso em voz alta) e fará você recordar do nome dessa pessoa posteriormente.
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Memorização de nomes e rostos - PARTE I
TÉCNICA BÁSICA
Muitas pessoas dizem esquecer facilmente os nomes das pessoas. Quantas vezes você já passou pelo constrangimento de estar conversando com uma pessoa que você convive diariamente e se esqueceu de seu nome? Em minhas palestras e seminários sobre memorização, frequentemente escuto a seguinte frase: “Comigo acontece algo engraçado: eu geralmente me lembro com clareza do rosto da pessoa. No entanto, o nome dificilmente vem à minha mente.” Isso acontece por alguns motivos:
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Memorização do Calendário
Transforme seu cérebro em um calendário ambulante
Existem dois objetos que nunca estão ao nosso alcance quando realmente precisamos: guarda-chuva e calendário. Incrível quantos compromissos importantes nós adiamos por não termos em nossas mãos um calendário. Aprender o calendário do ano atual, do ano passado e do próximo ano é uma tarefa bem simples. Duvida? Continue lendo e ao final do capítulo, com pouco esforço, você será capaz de dizer o dia da semana de qualquer data desse ano.
sexta-feira, 9 de maio de 2008
O método de John Place para memorizar textos
Em abril de 2007, escrevi um texto sobre o fenômeno da reminiscência. Na época, esse texto surgiu como uma resposta a uma pergunta frequente em meus cursos de memorização: "as técnicas de memória dispensam a memorização pela repetição?". É óbvio que não! A repetição é essencial durante qualquer processo de memorização, ainda que você seja um mentatleta.
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TESTE SUA MEMÓRIA
Para cada item, escolha um número de 1 a 9 que mais se aproxime da freqüência com que você se deparou com a situação escrita. Ao final, some seus pontos e compare com a média no fim do teste. Quanto menos pontos fizer, melhor estará sua memória.
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Informática para concursos
Há alguns anos me deparei com uma prova de informática para o concurso da Caixa Econômica Federal. Apesar de trabalhar com informática há alguns anos, eu não era capaz de resolver todas as questões. O motivo? A prova não cobrava desenvoltura com o computador, e sim a decoreba de diversas coisas inúteis, como as teclas de atalho para saltar parágrafos no word.
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Viva Mais
Segue abaixo a reportagem veiculada na revista Viva Mais, da editora Abril. Espero que gostem!
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terça-feira, 29 de maio de 2007
Correio da Paraíba
Amigos, segue abaixo a reportagem veiculada no jornal "Correio da Paraíba", no último domingo.
Melhor memória da América Latina dá dicas para vestibulandos
O mineiro Alberto dell’Isolla é a melhor memória da América Latina e vai representar o Brasil no Mundial de Memória, no Bahrein, de 31 de agosto a 2 de setembro. “No entanto, ainda dependo de patrocínio para poder ir”, destaca o mentatleta.
Ele garante que “malhar” a memória dá mais qualidade de vida. “Não preciso verificar minha agenda para saber compromissos ou telefones. Me lembro do nome das pessoas a quem sou apresentado e sou capaz de me preparar para qualquer prova de forma muito mais rápida”, diz. E recomenda: “Todas as técnicas de memória consistem em criar associações envolvendo o que se deseja memorizar”.
Uma técnica para cada caso
Alberto Dell’Isolla escreveu um livro com todas as técnicas criadas por ele. “Há técnicas específicas para o aprendizado de idiomas, fórmulas matemáticas ou qualquer outra coisa que os alunos precisem memorizar”.
O mentatleta brinca e diz que mesmo criando “concorrência” o livro ensina até mesmo as técnicas usadas no campeonato mundial de memória. “O livro foi lançado de maneira independente e é vendido apenas no meu site, http://wwwe.supermemoria.com.br”, disse Dell’Isolla.
SISTEMA MAIS EFICIENTE PARA CONCURSOS
Alberto Dell’Isolla destaca que memorizar e decorar não são a mesma coisa. “É impossível memorizar algo que você não tenha entendido. A decoreba é o uso das técnicas de memória como muletas para o aprendizado e não como ferramentas para o estudo”.
Há técnicas para o aprendizado de idiomas e matérias de vestibular e concursos, conforme o mentatleta, desde que o aluno tenha um bom sistema de estudos. “O sistema mais eficiente é o SQ3R. O nome é uma abreviação das cinco etapas da estratégia: Skim, Question, Read, Recite e Review”.
1. Skim (1 minuto): Antes de começar a ler, dê uma olhada por todo o capítulo. Dê uma olhada nos resumos (abstract) esquemas e conceitos a serem estudados. Analise rapidamente a relação de hierarquia entre cada tópico. Essa leitura prévia (muito ensinada em cursos de leitura dinâmica) é muito útil como preparação para o aprendizado.
2. Questões (menos de 1 minuto): Questione-se sobre a importância do capítulo. O que devo aprender ao ler esse capítulo? Do que ele se trata? Repita essa etapa sempre que for iniciar uma nova seção ou capítulo.
3. Read - leitura : Leia o capítulo inteiro de uma vez. Evite particionar o assunto a ser lido, pois você pode perder a idéia de conjunto (efeito ponta da língua). É importante que essa leitura seja feita com bastante atenção. Desse modo, evite um ambiente muito barulhento ou inadequado para o estudo.
4. Recitar/escrever: Anote pequenas palavras-chave (ou um mapa mental) que lhe façam lembrar de todo o texto e conte com suas próprias palavras o texto lido. É importante anotar suas visões sobre o texto (resumo pessoal) em vez de simplesmente copiar as frases do livro. Desse modo, consegue-se uma maior articulação sobre o texto lido. Uma outra estratégia interessante é a criação de novas perguntas e suas respectivas respostas sobre o assunto, como se você fosse o professor e o aluno ao mesmo tempo. Esse é o momento para fazer todos os exercícios que seu livro ou apostila contém sobre o assunto.
5. Revisão (menos de 5 minutos): É a hora de colocar seus estudos a prova. Tente falar sobre o assunto estudado sem utilizar qualquer material. Ainda está com algum a dúvida? Refaça os passos 2 a 4 novamente.
sábado, 19 de maio de 2007
A observação
A observação está por trás de qualquer código eficiente de memória. Infelizmente o ser humano não é observador por natureza. A prova disso é uma brincadeira proposta por Harry Lorayne em um de seus livros: Você possui um relógio de pulso analógico? Caso positivo, cubra-o e responda: O número 6 de seu relógio está escrito com algarismos arábicos ou romanos?
Descubra seu relógio e veja se você acertou. Caso você tenha errado, não se preocupe. Em todas minhas palestras pelo Brasil pouquíssimas são as pessoas que correspondem com convicção e de maneira correta (engraçado que muitos dizem com convicção a resposta errada). Agora que você sabe como é escrito o número 6 em seu relógio, cubra-o novamente. Que horas são nesse exato momento? Mais uma vez sua falta de observação provavelmente lhe enganou.
Criar o hábito de observarmos mais as coisas ao nosso redor irá tornar nossa memória bem melhor.
Testes de observação
1) Faça os cálculos a seguir rapidamente e utilizando apenas a cabeça. Seja honesto! Nada de usar lápis e papel ou calculadora.
Você tem 1000, acrescenta-lhe 40. Acrescenta mais 1000. Acrescenta mais 30 e novamente 1000. Acrescenta 20. Acrescenta 1000 e ainda 10. Qual é o total?
(veja abaixo a resposta)
A resposta certa e 4100 !!!!
Se suas contas deram 5000 é por que sua atenção e observação falharam. O erro acontece devido por alternarmos somas de dezenas e milhares.
2) Rápido e impressionante: conte, quantas letras "F" tem no texto abaixo sem usar o mouse:
FINISHED FILES ARE THE RESULT OF YEARS OF
SCIENTIFIC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS
Contou?
Somente leia abaixo após ter contado os "F".
OK?
Quantos??? 3??? Talvez 4???
Errado, são 6 (seis) - não é piada! Volte para cima e leia mais uma vez!
Um bom final de semana para todos!
terça-feira, 24 de abril de 2007
Flash cards
Boa noite a todos! Anteriormente, postei sobre o fenômeno da reminiscência, onde explico por que é importante que façamos repetições espaçadas para o aprendizado. No entanto, recebi alguns e-mails questionando qual a melhor forma de fazer esse estudo espacejado. Apesar de existirem muitas formas de se utilizar a reminiscência para estudar, decidi escolher os flash cards como a primeira técnica a utilizar o descanso após cada repetição para os estudos.
Flash Cards
Flash card é um pedaço de papel (geralmente cartolina), utilizado como ferramenta para o aprendizado. O tamanho de cada flashcard é variável. Recomendo que o tamanho seja compatível com o tamanho de sua carteira ou bolso da calça.
Em cada cartão você escreve alguma pequena informação que você deseja aprender: leis, fórmulas ou até mesmo tabuada. Você deve guardar todos esses pequenos cartões em um local de fácil acesso (geralmente a carteira), para que você possa verificá-los durante todo o dia.
Os flashcards funcionam por dois grandes motivos:
a) Respeitam o fenômeno da reminiscência
b) Utiliza melhor seu tempo livre, visto que você pode dar uma pequena olhada em cada um deles no ponto de ônibus, sala de espera do dentista ou até mesmo no trabalho (se você não for piloto de avião, claro).
Os flashcards foram introduzidos na aprendizagem por um cientista alemão chamado Sebastian Leitner, nos anos 70. Essa é a forma como seu método funcionava: cada cartão continha uma pergunta de um lado e no verso a resposta. Ao ler a pergunta, o estudante verificava se sabia a resposta. Caso afirmativo, o cartão era movido para o bloco de cartões já estudados. Caso o estudante desconhecesse a resposta, o cartão era movido pro bloco de cartões a serem revistos posteriormente.
Espero que os ajudem! Qualquer dúvida, favor comentar logo abaixo, no espaço adequado, para que todos possam ler a resposta.
Abraços!
Alberto Dell'Isola
A Super-memória de Pedro de Ravena
A utilização de determinadas drogas para ampliação da memória sempre foi muito criticada. O filósofo Raimundo Lúlio, por exemplo, que foi um dos grandes teóricos a falar sobre a memória, dizia que achava extremamente perigoso esta utilização de drogas para estimulo da memória, pois isto insultava o corpo humano, era capaz de secar o cérebro, capaz de levar a pessoa à loucura, e que também desagradava a Deus.
A outra forma artificial de se aperfeiçoar a memória era conhecida como ars memoriae - a arte da memória. A invenção da Arte da memória é atribuída aos gregos. No entanto, supõe-se que deva ter existido algo semelhante também no Egito, na China e na Índia. No mundo ocidental esta arte possuiu uma enorme repercussão na era medieval, vindo a quase desaparecer na renascença.
Pedro de Ravena foi outro dos grandes teóricos que discutiu e aprofundou os conceitos desta arte da memória. E é sobre a vida deste célebre autor que pretendemos tratar no transcorrer deste artigo.
PEDRO DE RAVENA E A ARTE DA MEMÓRIA
Pedro de Ravena foi professor de direito em Bolonha, Ferrara, Pávia, Pístola e Pádua. Ele contribuiu sem dúvida alguma a difundir o interesse pela ars memorativa em toda a Itália. A notoriedade deste personagem terá notáveis conseqüências. Em 1941 ele publica pela primeira vez o seu tratado de memória artificial: Phoenix seu artificiosa memória, obra que terá grandessíssima ressonância, e que influenciará nas obras de futuros grandes autores, como por exemplo, Giordano Bruno. A difusão desse seu escrito, publicado a primeira vez em Veneza, reeditado depois em Viena, Vicenza e Colônia, traduzido ao inglês (por volta da metade do século XVI) de uma edição anterior em francês, basta por si mesmo para mostrar o interesse que despertava a memória artificial em ambientes no solo italiano dos fins do século XVI e a primeira década de XVII. Pedro de Ravena exercerá uma amplíssima influencia na posterior produção de mnemotecnia, uma vez que todos os teóricos Italianos e Alemães dos séculos XVI e XVII se referirão a ele como sendo um excelso mestre nesta arte.
A pequena obra de Ravena se constrói de acordo com os conhecidos esquemas da tradição ciceroniana. Esta tradição da arte da memória tinha como um de seus livros básicos e fundamentais a obra Rethorica ad herennium. No entanto, convém observar que a autoria desta obra é atribuída a Cícero, mas cujo autor verdadeiro seria na verdade desconhecido.
Ao religiosíssimo frade Miguel, de Milão, que ao amadurecimento pregava em Pádua, repeti-lhe de cor e prontamente as cento e quarenta e cinco autoridades que acabavam de abordar em prova da imortalidade da alma, e ele, abraçando-me, disse-me: vive longos anos, jóia única, que oxalá te visse entregar-te à religião. Testemunha foi toda a cidade de Pádua, mas eu ponho por tal ao magnífico senhor Juan Francisco Pasqualico e a dom Sigismondo dei Capi e a dom Monaldino de Monaldini. Já formado doutor na Universidade de Pádua, na cátedra pedi que algum dos ouvintes me desse o volume que quisesse de um dos três do Digesto e escolhesse o lugar sobre o que eu deveria dissertar, pois lhes tinha dito que sobre qualquer passagem que se me propusesse alegaria eu inumeráveis leis. Testemunhas o claríssimo doutor em ambos direitos dom Gaspar Arsato, que ensina em Pádua direito canônico e o doctíssimo dom Próspero de Cremona, residente em Pádua [...]
Jogava eu uma ocasião o xadrez e conforme se moviam às peças alguém ia anotando todas as jogadas, enquanto ditava eu ao mesmo tempo duas cartas sobre temas que se me tinham dado. Quando terminamos, disse-lhes todos os movimentos que se tinham feito na partida e, palavra por palavra, aquelas duas cartas, quatro séries de coisas, pois, simultâneas. Sejam-me testemunhas dom Pedro de Montagnano e Francisco Nevolino, nobres cidadãos de Pádua.
A grandíssima fama de que gozava esta singular figura como Jurista na Itália e Europa, estava baseada tanto em seus indiscutíveis conhecimentos jurídicos, como no fato de que este se apresentava como a demonstração viva da validez de uma arte em que estavam postas as esperanças e aspirações de muitos".
Lull, Ramon. A Book for Improving Your Memory. Manuscripts digitalized by the Ramon Llull Database - Llull DB. Disponível em: http://orbita.bib.ub.es/ramon/velec.asp.
http://memorizacao.blogspot.com/search/label/T%C3%A9cnicas%20de%20mem%C3%B3ria
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