Os Membros da Academia Cearense de Letras de ontem
Alba Valdez
Por GUILHERME STUDART (Barão de Studart),
na obra DICCIONÁRIO BIO-BIBLIOGRÁPHICO CEARENSE
Maria Rodrigues - SIC
Conhecida por Alba Valdez, pseudonymo de que usa. Nasceu em S. Francisco de Uruburetama a 12 de Dezembro de 1874 e dahi veio em 1877 para Fortaleza em companhia dos paes por motivo da grande secca, que então assaltou a Provincia.
Matriculou-se na Escola Normal em Março de 1886 e recebeu o diploma em 1889, sendo depois nomeada para reger uma das cadeiras de ensino publico em Fortaleza.
Faz parte do Centro Litterario, da Bohemia Litteraria e da Iracema Litteraria.
Em Dezembro de 1901 publicou uma serie de contos enfeixados em um livro sob o titulo Em Sonho, 120 pp. e em Março de 1906 seu 2.o livro com o titulo de Dias de luz. Recordações da adolescencia. Fortaleza Typ. Minerva de Assiz Bezerra, 1907, com o retrato da auctora. É collaboradora de varios Almanaques.
Alguns capítulos do Em Sonho foram traduzidos para o Sueco pelo abaüsado homem de letras Dr. Goron Bjorkman e publicados no lllustreradt Hwad Nytt, de Stokolmo.
É actualmente professora do Grupo Escolar Nogueira Accioly, ou N° 1.
Por F. Silva Nobre
in 1001 CEARENSES ILUSTRES
ALBA VALDEZ
Nome literário de Maria Rodrigues Peixe
Nasceu em Itapajé, 12 de dezembro de 1874.
Com três anos mudou-se com os pais para Fortaleza, onde se diplomou como professora na Escola Normal antes de completar 16 anos. Jornalista, contista, cronista, memorialista, biógrafa e romancista. Fundadora de Presidente da Liga Feminista Cearense (1904), primeira agremiação literária de mulheres no Estado.
Participou do Centro Literário, Boêmia Literária e Iracema Literária; fundadora da cadeira n° 2 da Academia Cearense de Letras, que tem como patrono Álvaro Martins. Membro efetivo do Instituto do Ceará.
Publicou: Em Sonho; Dias de Luz; Uma grande figura da história Educacional do Ceará. Morreu no Rio de Janeiro, 5 de fevereiro de 1962.
fonte: Academia Cearense de Letras
Nenhum comentário:
Postar um comentário