Escritora alemã Herta Müller vence o Nobel de Literatura 2009
da Folha Online
A escritora Herta Müller, 56, é a vencedora do prêmio Nobel de Literatura em 2009. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (8), na sede da Academia Sueca, em Estocolmo. Müller é a 12ª mulher a vencer o Nobel de Literatura, que premia autores desde 1901.
Veja a relação dos livros lançados por Herta Müller
Relembre os vencedores do Nobel de Literatura
Mulheres representam só 10% dos vencedores do Nobel de Literatura
Veja os nomes e pesquisas dos ganhadores do Prêmio Nobel em 2009
Jens Meyer/AP |
A escritora Herta Müller, que venceu o prêmio Nobel de Literatura |
"Estou muito surpresa e ainda não acredito", disse a escritora em comunicado divulgado por sua agente na Alemanha. "Não posso dizer mais nada neste momento."
Herta Müller tem apenas um livro publicado no Brasil, "O Compromisso", lançado em 2004 pela editora Globo com tradução de Lya Luft.
O livro conta a história de uma ex-operária da indústria têxtil que, com certa regularidade, é chamada para prestar depoimento ao major Aldu, da polícia secreta da Romênia, durante o regime totalitário de Nicolae Ceausescu (1918-1989). O ditador governou o país entre 1974 e 1989.
Durante o anúncio do Nobel, a escritora foi definida como "alguém que, com a concentração da poesia e a franqueza da prosa, retrata a paisagem dos desfavorecidos".
A escritora nasceu em Nitzkydorf, Romênia, em 1953, dentro de uma família da minoria alemã nesse país. Sua estreia na literatura em 1982, com uma reunião de contos intitulada "Niederungen", que foi imediatamente censurada pelo governo comunista na época.
Em 1984, uma versão de seu livro de estreia foi publicada na Alemanha e o trabalho, que descreve a vida em um pequeno vilarejo de língua alemã na Romênia, virou febre entre os leitores.
Em seguida, a autora lançou "Oppresive Tango" na Romênia. Por conta das críticas ao governo do país, Müller e seu marido emigraram para a Alemanha em 1987.
Pelo título de Nobel de Literatura, a escritora receberá a quantia de US$ 1,4 milhão (cerca de R$ 2,7 milhões).
As indicações são feitas por professores, escritores já laureados e membros das academias de letras do mundo inteiro. A tradição é manter o segredo sobre os votos, mas neste ano a professora dinamarquesa de literatura Anne-Marie Mai revelou ter indicado o músico Bob Dylan.
.
.
Fonte: Folha Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário